Lajeado: Novo posto de saúde do Conservas é inaugurado nesta quinta
quinta-feira, 5 de setembro de 2013Ocorre hoje a inauguração da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Conservas. A cerimônia inicia-se às 18h30min, em frente ao posto, situado na rua Paulino Geraldo da Rosa, sem nº. O evento será aberto à comunidade, e contará com a presença do prefeito Luís Fernando Schmidt. Na ocasião, também haverá apresentação das escolas de samba Só Alegria e Academia do Samba, ambas do bairro.
A UBS
A partir da próxima segunda-feira (9), o novo posto de saúde estará de portas abertas para atender a população de quase três mil habitantes. A equipe de profissionais, composta por 20 servidores, entre enfermeira, técnicos de enfermagem, dentista, auxiliar de dentista, auxiliar administrativo, estagiária, médico, pediatra, nutricionista, serventes e agentes comunitárias de saúde prestarão serviços.
Os atendimentos médico e odontológico serão realizados diariamente, enquanto o pediátrico ocorrerá duas vezes por semana. Encontros de grupos de caminhada, hipertensos e diabéticos – educação e saúde, reeducação alimentar e gestantes também serão promovidos pela equipe da unidade.
O prédio de 365,42 m² possui sala de educação e demonstração em saúde; farmácia satélite; área de registro de pacientes; salas de relatório, pacientes e acompanhantes, lavagem e descontaminação, imunização, atendimento individualizado, sutura e curativos, esterilização e estoque de materiais; além de consultórios diferenciados e odontológico; copa; Departamento Médico Legal (DML); abrigos para resíduos contaminados e não contaminados; e banheiros. O espaço também conta com um auditório, de 50 lugares, que funcionará a partir da chegada do mobiliário.
Foram investidos cerca de R$ 553 mil na construção da UBS, sendo R$ 400 mil oriundos do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde e R$ 152.366,45 da Prefeitura de Lajeado.


