Sobre Lajeado

Cidade de Lajeado

Lajeado é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul.

História

O nome Lajeado vem do ponto de referência que se dava às sesmarias. No Rio Taquari e bem como o Arroio do Engenho, águas formavam cascatas sobre lajeiros, daí o nome da cidade. Entretanto, em virtude da barragem de Bom Retiro, os lajeados do Taquari, bem como suas cascatas, estão submersas.

Antônio Fialho de Vargas foi o fundador e patriarca de Lajeado. Tendo sido um dos primeiros a estabelecer-se por Lajeado, adquirindo fazendas e estabelecido casa, senzala e demais dependências, além de ter promovido a colonização local.
As terras foram inicialmente comercializadas pela imobiliária Batista Fialho & Cia.

Primeiramente, pertenceu o município de Lajeado ao de “Vila Príncipe” (Rio Pardo), criado pelo Alvará Régio de 27 de abril de 1809, juntamente com Porto Alegre, Rio Grande e Santo Antônio da Patrulha. Eclesiasticamente, ficou submetida à Freguesia de Taquari.

Uma vez criada a Freguesia de Estrela pela Lei 875 de 2 de abril de 1873, a ele foi incorporado o território de Lajeado pela Lei 916 de 24 de abril de 1874. Pela Lei 963 de 29 de março de 1875, foi instituído como 2° Distrito de paz da Freguesia de Estrela, compreendendo o território situado a margem direita do Rio Taquari (Lajeado, Arroio do Meio, Encantado e Guaporé).

Pela Lei 1.044 de 20 de maio de 1876 foi criado o município de Estrela, dele fazendo parte o Distrito de Lajeado.

Mais tarde em 27 de maio de 1881, pela Lei provincial 1351, foi criada uma freguesia no 2° Distrito de paz de Estrela, sob a invocação de Santo Inácio. Finalmente pelo Ato 57 de 26 de janeiro de 1891 foi criada a Vila de Lajeado, cuja instalação deu-se em 25 de fevereiro do mesmo ano.

Até 20 de outubro de 1891, a nova comunidade foi administrada por uma Junta Municipal, presidida por Frederico Henrique Jaeger. A 15 de novembro de 1891, foi empossado o 1° Conselho Municipal, e eleito o intendente Frederico Heineck.

A 20 de fevereiro de 1892, foi dissolvido o Conselho Municipal pelo então governador do Estado e nomeada uma Comissão para gerir os negócios da comunidade. A 19 de agosto de 1892, tomou posse do cargo de Intendente Provisório Bento Rodrigues da Rosa que administrou o município até 1894, quando foi substituído por Joaquim de Moraes Pereira. Em 1895 este foi substituído por Júlio May.

Pelo Decreto 618 de 6 de maio de 1903, instituiu a Comarca do Vale do Taquari, com sede em Lajeado, abrangendo o termo de Estrela.

Em 20 de dezembro de 1939, foi a Vila de Lajeado elevada à categoria de cidade.
Colonização de Lajeado: A colonização de Lajeado remonta a 1853, com o estabelecimento da Colônia Conventos, fundada por Antônio Fialho de Vargas. Ficava esta colônia situada no lugar denominado Conventos Velhos, próximo a atual sede do município, onde por volta de 1830 se estabelecera José Inácio Teixeira, “dono de muitos escravos” que construiu casas e adquiriu alguns lotes de terras repassando tudo para Antônio Fialho de Vargas. Em 1835 já havia muitos moradores em ambas as margens do Rio Taquari. Fialho de Vargas fez grandes derrubadas de matos e vendeu lotes de terras a pessoas de outros municípios que atraídos pela grande quantidade de terras para lavouras, mudaram-se e fixaram residência no território que aos poucos foi se desenvolvendo.

Em 1855 recebia a Colônia Conventos os primeiros imigrantes e, em 1857, já possuía 168 habitantes, dos quais 81 homens e 87 mulheres, sendo 49 deles chegados naquele ano da Europa. No ano seguinte chegavam mais 20 colonos ficando assim distribuída a população segundo religião e a nacionalidade: Brasileiros: 76, Alemães: 112 – Católicos: 71, Evangélicos: 117. Deste total 100 eram do sexo masculino e 88 do feminino. A colônia produzia feijão, milho, batatas, trigo, favas e cevada.

Em 1860 a população crescia para 231 almas.

Houve também imigração italiana, notadamente nos antigos distritos de Marques de Souza, Progresso e Fão, iniciada anos mais tarde. Também houve colonização de luso-brasileiros em menor escala. Pesquisa: Airton Engster dos Santos - Publicado no Jornal Folha de Estrela - Coluna Histórias da Nossa História.

Economia

Suas principais atividades econômicas são voltada à indústria alimentícia. É conhecida por ser a "capital do Vale do Taquari", tendo em vista a importância sócio-econômica no citado vale.

A cidade de Lajeado é um pólo da alimentação, contando com grandes empresas no setor, como Brasil Foods e Minuano (frangos), Docile Alimentos e Florestal Alimentos (balas), e Fruki (refrigerantes).

Além disso a cidade conta com uma distribuidora de combustíveis de nível estadual (Charrua), um centro universitário(Univates), e onde foi fundada uma das maiores fabricantes de roupas do Rio Grande do Sul a Rola Moça.

Ainda conta com um dos maiores Shoppings do interior do Rio Grande do Sul, o Unicshopping, é sede dos STR Supermercados e Supermercados Imec, conta com grandes nomes de lojas, como Lojas Colombo, Lojas Benoit, Lojas Certel, Lojas Obino, Lojas Becker e etc.

Em 2010 passou a contar com uma loja da multinacional Wal-mart, e tem a bandeira Maxxi Atacado, sendo este então, o terceiro hipermercado de Lajeado, já que o Rissul e o Supercenter Imec do centro também são de grande porte.

Para homenagear a comunidade de moradores desta maravilhosa cidade, o Encontra Rio Grande do Sul criou o Encontra Lajeado .

Blog do Guia da Cidade de Lajeado

Receba notícias por e-mail
Cadastre-se e receba notícias de Lajeado por email
 

Limites - Cidades Vizinhas

Arroio do Meio, Marques de Sousa, Santa Clara do Sul, Cruzeiro do Sul, Estrela e Forquetinha.

Dados Principais sobre Lajeado

Aniversário: 26 de janeiro
Fundação : 1855
Gentílico: lajeadense
Area: 90,42 Km²
População 71 481 hab. (2010)
IDH 0,838 - elevado
Prefeitura Lajeado

Brasão de Lajeado
Brasão de Lajeado

Bandeira de Lajeado
Bandeira de Lajeado

Vídeo sobre a cidade de Lajeado

 

Mapa de Lajeado

 

Moradores ilustres de Lajeado

 

   

  Sobre o EncontraLajeado
Anuncie no EncontraLajeado
Cadastre sua Empresa no EncontraLajeado (grátis)
Fale com EncontraLajeado


Termos do Serviço | Política de Privacidade